Iluminação de Aeródromos

ILUMINAÇÃO DE AERÓDROMOS
• O uso de energia solar permite a iluminação de pistas de pouso remotas que não têm acesso a energia reticulada, sem o custo elevado das obras e procedimentos de manutenção que o sistema cabeamento requer
• Aumenta a segurança de aeronaves leves em pistas de pouso remotas
• Solução acessível e de baixa manutenção
• Particularmente útil em situações de emergência
• Luzes de pista de pouso, de cabeceira, aproximação, taxiway e pátio, kits de biruta iluminada e sistema PAPI

Produtos Avlite

AV-426

A AV-426-RF é uma luz de LED robusta, completamente independente, desenhada para uma gama de aplicações na aviação.

  • Mais de 110h de operação contínua em intensidade 50 candela, conforme anexo 14 do ICAO.
  • Painéis solares integrados e substituíveis – permite operação continuada.
  • Modo NGV opcional – iluminação invisível a olho nu para suportar operações secretas.
  • Opções com feixe de luz bidirecional ou omnidirecional, além de opções com uma ou duas cores.
  • Rádio Controle universal encriptado de 2.4GHz – controle seguro de todos modos de operação desde qualquer lugar do aeródromo.
  • Modos de operação – programação de grupos de luz, operação do pôr ao nascer do sol, intensidade ajustável, acendimento intermitente.
  • Luz de lateral de pista de pouso
  • Luz de cabeceira
  • Luz de aproximação
  • Anexo 14, Volume 1 da ICAO – Lateral de pista de pouso (5.3.9), luz de cabeceira (5.3.10 e 5.3.11) e luz de sistema de aproximação simples (5.3.4.1ª e 5.3.4.8).
  • FAA AC/150-5345-46D L861 – Modo de alta intensidade.

AV-70

A AV-70 é uma luz LED para aviação independente, de alimentação solar, multidirecional. Possui três configurações de intensidade luminosa e pode ser colocada para funcionar em modo automático ao escurecer ou por botão no aparelho.
A unidade possui dois módulos solares de alta performance montados dentro da lente, o que maximiza a coleta solar e provê operação confiável em uma extensa
gama de condições ambientais.

  • 12 LEDs de alta intensidade.
  • Disponível nas cores: vermelha, verde, branca, amarela, âmbar e azul.
  • Feito de duradouro policarbonato LEXAN®.
  • Modos de operação – programação de grupos de luz, operação do pôr ao nascer do sol, intensidade ajustável, acendimento intermitente.
  • Luz de barricada
  • Luz de Taxiway (ICAO)
  • Luz de Cabeceira
  • Luz de Pátio
  • Anexo 14 volume 1 do ICAO – design e operação de aeródromos.
  • FAA AC5345-46DL861T – modo de alta intensidade.

PAPI

O sistema PAPI fornece ao piloto uma indicação Visual positiva da posição da aeronave em relação à inclinação de descida ideal durante a aproximação final à pista de pouso. O PAPI a LED Avlite consiste de quatro ou dois conjuntos de Cabeça de Luz de Canal Único (CLCU) e Unidade de Controle de Potência (UCP). O sistema PAPI a LED pode ser controlado pela rede Avlite AVmesh 2,4GHz ou conectado por cabos ao sistema regular de controle de equipamentos de balizamento.

O sistema PAPI consiste de quatro CLCUs e um UCP localizado na lateral da pista de pouso adjacente à origem do percurso de planagem, ou dos dois lados da pista de pouso. O sistema A-PAPI é idêntico ao sistema PAPI, exceto pelo número de CLCUs. O sistema A-PAPI possui duas CLCUs. O sistema vem programado de acordo com configurações requeridas pela ICAO, mas também permite que o usuário ajuste em campo a intensidade, conforme o modo de instalação local demande. A Instalação do sistema é fácil. A única fiação necessária se dá entre as fontes de energia e controle e o UCP, e entre o UCP e o UCLC.

Baixo consumo energético.
LEDs de alta intensidade e energeticamente eficientes.
Disponível tanto para alimentação por sistema de captação solar quanto por rede elétrica.
Canal óptico único, consistindo de 2 lentes e1 filtro, garante uma transição precisa do vermelho para o branco.
Inclinômetro embutido elimina a necessidade um dispositivo de pontaria manual na instalação.
O design tubular garante que nem neve ou água entre na unidade.
A lente protetora é aquecida para prevenir que se forme gelo ou que ela se embace.

  • Luz de barricada
  • Luz de Taxiway (ICAO)
  • Luz de Cabeceira
  • Luz de Pátio

Projetado para atender aos itens de 5.3.5.23 a 5.3.5.45 do Anexo 14, Volume 1, da ICAO (edição atual).

HBM 150/2 — L-801 Farol Rotatório de Aeroporto

HBM 150/2 — L-801 FAROL ROTATÓRIO DE AEROPORTO

Os Faróis Rotatórios L-801 são projetados principalmente para operação à noite como identificação e marcadores de localização para aeroportos.

O sistema de acionamento por correia patenteado elimina a lubrificação exigida por faróis convencionais de acionamento por engrenagem (EUA Pat. 5.339.224)
O conector de lâmpada cheio de líquido patenteado, eliminando os anéis deslizantes e escovas encontradas nos faróis convencionais (EUA Pat. 5.816.678)
Duas lâmpadas de haleto metálico de lúmen 14.000, impulso de início de 150 watt
12.000 horas de vida útil típica da lâmpada (3 anos)
Uma lente transparente, uma lente verde de aviação
NENHUMA manutenção exceto substituição da lâmpada
Todas as peças móveis são permanentemente lubrificadas
Motor protegido por impedância elimina desgastes
Lâmpadas predefinidas a 5˚ acima da horizontal, ajustáveis
Rotação 12 RPM, 24 piscadas/minuto
Armário em aço resistente às intempéries, revestido a pó laranja internacional
Armário opcional em aço inoxidável e rolamentos para ambientes altamente corrosivos
Intervalo de temperatura: classe I: -30 a +55 ˚C (-22 a +131˚F) e classe II: -55 a +55 ˚C (-67 a +131˚F)
Testado para velocidades de vento de 100 mph
Fotocélula opcional e/ou relé avisador
Montável num Mastro Inclinável Hali-Brite
Consumo de Energia: 395W Classe I, 795W Classe II
Fabricado nos EUA

FAA: L-801 A/C150/5345-12 (Edição atual)
OACI: Anexo 14, parágrafo 5.3.3

Biruta

Avlite-Biruta

A biruta iluminada Avlite (modelo AV-WC-L) é um conjunto completo, confiável e de baixa manutenção para indicação da direção do vento em operações tanto diurnas quanto noturnas.

Recursos

Contém 4 luzes LED, um módulo solar multicristalino de 140 watt e uma bateria de 110Ah.
O kit de biruta iluminada Avlite Systems vem com biruta de 4 metros em cor branca ou amarela, para máxima visibilidade. Material com tripla costura e proteção UV torna o produto incrivelmente durável e resistente à exposição solar.
O design do suporte para as lâmpadas direciona a luz completamente para a biruta, não havendo dispersão de luz que possa distrair o piloto na hora da aterrissagem.
Cada lâmpada AV-09 incorpora um LED ultra intenso de 2 watt, que oferece até 100.000 horas de serviço – e não há necessidade de troca de globos.
Com baixo consumo e opção de acendimento automático ao escurecer, AV-WC-L é uma excelente alternativa aos produtos tradicionais.
Pode ser instalado rapidamente e não requer nenhuma fiação subterrânea.
Liga e desliga também por controle remoto.

Controle Remoto

Avlite - Controle Remoto

A plataforma de iluminação de aeródromos rádio controlada Avlite Systems é desenhada para oferecer completa flexibilidade e enormes vantagens sobre as luminárias tradicionais de aeroporto.

O sistema é operado por um controle de mão sem fio que permite ativação remota e regulagem de características específicas das luzes de balizamento. As luzes podem ser alocadas em até 15 grupos, como luzes de taxiway, luzes de borda de pista de pouso, luzes de cabeceira, etc., e cada grupo pode ser controlado de modo independente.

O alcance do controle remoto é de até 1,4km. As luminárias fora do alcance do controle remoto recebem a mensagem de configuração de outras luminárias que estejam ativadas, não havendo assim a necessidade de deslocamento por parte do programador.

A plataforma wireless de 2.4GHz é desenhada para permitir ao operador a programação de uma extensa gama de produtos Avlite, tudo com um único controle de mão.
Operado por rádio frequência, com criptografia de segurança de 128 bit. Liga e desliga todas as luzes em segundos.

Um carregador com certificado IP67 permite rápida recarga da bateria do aparelho.

Tablet Controller

TABLET CONTROLLER

Novo produto Avlite para controle do sistema de balizamento por radiofrequência.

Recursos
Opera em Windows 8.1 ou superior.
Interface intuitiva permite uso da plataforma sem dificuldades e provê aos operadores controle sobre uma série de mensagens de configuração e diagnóstico.
Disponível em tablet pré-configurado ou apenas como aparelho USB aplicável no gadget previamente adquirido pelo aeródromo.
Disponível em múltiplos idiomas.
Capaz de fazer todas as configurações do controle remoto regular, mas com interação mais rica para diagnóstico.

Sistema Solar de Balizamento Portátil

O Sistema de Balizamento Solar Portátil Avlite é um sistema de iluminação conveniente, autônomo e totalmente móvel, desenvolvido para rápida e fácil implantação em aeródromos civis e militares.

O balizamento de aeródromos de 1500 metros de extensão pode ser montado e ativado em minutos, para operação com luz visível ou infravermelha. Quando instalado como sistema completo de balizamento, pode ser controlado pelo sistema encriptado Mesh, de 2,4GHz, que é capaz de ser operado igualmente da torre de controle ou do solo.

Não existe necessidade de nenhum cabo, gerador ou infraestrutura elétrica de qualquer tipo. Este sistema portátil foi projetado para uma série de aplicações, incluindo iluminação de aeródromos de emergência, áreas de aterrissagem secundárias, operações de helipontos e operações táticas tanto para defesa quanto atividades humanitárias.

Pode ser usado como suplemento ao sistema pré existente, em ocasião de falhas, interrupção no fornecimento de energia e períodos de reforma. O sistema elimina demandas dispendiosas e os equipamentos especializados dos sistemas convencionais elétricos ou de baterias recarregáveis.

O Sistema de Balizamento Solar Portátil Avlite é normalmente constituído de luminárias solares AV-425 e AV-70, controle remoto de radiofrequência e um trailer feito sob medida para transporte, recarga e armazenamento do sistema. Mas o sistema é projetado de modo que é possível acrescentar outros acessórios de balizamento, todos alimentados de energia solar, como luminárias de aproximação, luzes para sinalização e birutas iluminadas.

PALC Pilot Activated Lighting Control

PALC PILOT ACTIVATED LIGHTING CONTROL

O PALC permite ao piloto controlar o balizamento solar via VHF através de uma frequência de rádio definida e clicando no botão Microfone Press To Talk (PTT) da aeronave num raio de 37km de distância do aeródromo (20 milhas náuticas). Integrado a rede sem fio 2.4 GHz RF do balizamento solar para permitir que a aeronave se aproxime e ative a iluminação do balizamento solar nos aeródromos.

Desta forma, o balizamento solar é ligado e comandado apenas quando a aeronave esteja se aproximando do aeródromo. É facilmente configurado para possibilitar a definição de um período de tempo limite ajustável em campo e desligar as luminárias automaticamente após o pouso. A contagem regressiva começa quando o sistema é ativado, após as luzes desligam automaticamente.